Como funciona a escolha de cores na pintura predial?

A escolha de cores parece algo simples, mas ela necessita de muita atenção e burocracias para acontecer. Entenda neste artigo qual a diferença entre manter e trocar a cor da fachada, e como deve agir em cada situação. 

A pintura predial por si só já é uma grande decisão, afinal engloba a necessidade e a aprovação dos condôminos. Por isso é tão importante saber tudo antes de encarar essa super obra. 

Foto de um prédio antes do nosso serviço de pintura predial – @dumontengenharia

Assim que você decidir que irá realizar a pintura, a primeira questão que pode surgir é se vai trocar ou manter a cor atual da fachada. E isso vai além de querer ou não querer, pois cada uma dessas opções tem um tipo de autorização diferente diante o condomínio. 

Caso decida manter a cor, a pintura se torna apenas uma obra necessária, precisando ser cotada para uma “assembléia de aprovação por maioria simples”, isso significa que 50% +1 de condôminos presentes precisam votar a favor da obra.

Agora quando sua idéia é a mudança da fachada, trocando as cores e modelo da pintura, se torna uma “obra voluptuária”, significando que precisa de uma assembléia de maior aprovação, para isso, precisamos de todos os moradores presentes para a votação, onde dois terços precisam aprovar a obra.  

Fuja do tradicional branco, use cores no seu prédio – Designed by Freepik

Com sua escolha feita e a assembleia realizada, você síndico juntamente à empresa, decidirá 3 modelos de pintura, definidos em sistema 3D onde você verá como ficará cada opção. 

Com isso definido ocorrerá uma enquete onde os condôminos deverão votar, diante das opções pintadas em alguma área comum do prédio ou em imagens anexadas ao painel de avisos do condomínio. A opção mais votada recebe o aval para ser realizada!

Essa escolha pode ter a duração pré estabelecida e é de sua responsabilidade a apuração e a divulgação de qual foi a cor escolhida.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, temos um e-book perfeito para isso! O Manual definitivo da Pintura Predial é a junção de todo o passo-a-passo, desde a escolha da empresa até o fim da obra. Para baixar, é só clicar aqui! Ele é totalmente gratuito e de rápida leitura, para você não perder tempo!

E se precisar de uma empresa líder no mercado de pintura predial, conte com a Dumont Engenharia, contamos com uma equipe especializada e funcionários dedicados e competentes, que querem cuidar da beleza e acabamento de seu condomínio. Entre em contato com um de nossos consultores, e conheça nossas condições especiais.

4 comentários em “Como funciona a escolha de cores na pintura predial?”

    1. Sim, é recomendado que qualquer empresa que faça esse serviço, tenha o CREA. Caso não tenha, é preferível não contratar essa empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.